BRASÍLIA - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) lançou, nesta segunda-feira(1), um edital para propostas de apoio a projetos de Capacitação em Direitos Humanos para o Combate a Homofobia, aberto a participação de órgãos da Administração Pública Federal, estaduais ou municipais e organizações não-governamentais. As propostas podem ser enviadas até o dia 25 outubro.
O edital tem como objetivo criar espaços de discussões sobre os Direitos Humanos da população GLBT, enfrentar a homofobia e sensibilizar quanto ao tema da diversidade afetiva-sexual. As capacitações devem ser apresentadas, preferencialmente, como seminários, oficinas e cursos, que agreguem em um mesmo espaço a sociedade civil e órgãos públicos. Serão financiados até cinco projetos nacionais, com recursos de no máximo R$ 80 mil e 30 projetos regionais no valor de até R$ 30 mil.
Para o assessor do Programa Brasil Sem Homofobia da SEDH, Eduardo Santarelo Lucas, é necessário levar à sociedade informação sobre temas que levam à ausência ou redução de direitos, como é o caso da população GLBT, que possui os mesmos deveres do resto da população, mas tem mais dificuldade de acessar seus direitos.
Mais informações podem ser obtidos no site www.sedh.gov.br, no link Editais, pelos telefones (61) 3429-9283 ou 3429-9893 ou pelo e-mail: brasilsemhomofobia@sedh.gov.br
Fonte: Athos GLS